Um parto real

Gostou? compartilhe!
Um parto real

A Gestação

Para que eu possa relatar meu parto, preciso primeiro relatar a gestação.

 

Com 6 semanas me descobri grávida, uma gestação não planejada, eu e meu marido ficamos sem entender o quanto nossas vidas iriam mudar

 

3 testes positivos de farmácia, 1 beta HCG positivo, e lá vamos nós em busca daquele parto humanizado, porque antes mesmo de engravidar eu já sabia que esse seria o melhor parto para mim e meu filho.

 

Conversa vai e vem, pesquisas, descobrimos o Parto sem Medo. Muitos relatos de parto incríveis com o Dr. Alberto, a clinica ali perto de casa, no Pacaembu, fomos para a primeira consulta. Eu e João não vamos mentir: foi amor a primeira vista.

 

Dr. Alberto sempre com a maior paciência, sem pressa, tirando dúvidas, explicando, e a gente na certeza que estávamos no caminho certo.

partosemmedo.com.brDr. Alberto encorajando a travessia 

 

A equipe

 

Passam-se semanas, meses, começo a frequentar as atividades do espaço, segundas o Doulaços, que é um encontro com as doulas que nos faz muito bem, frequentei até a última semana de gestação.

partosemmedo.com.brAline no Doulaços

 

Nisso, vamos escolhendo o restante da equipe: já temos o Dr. Alberto, agora precisa de Doula e Enfermeira Obstetra. A Kalu, eu já conhecia de lives e videos do Movimento Nascer Melhor e eu sempre dizia: ai como eu queria ela como doula, e papum, na semana que eu vou escolher a doula, ela entra para a equipe!

 

Minha felicidade não podia ser maior, como diz o João: SANTA KALU! A Enfermeira Obstetra é designada para nós e eu sempre soube quem seria a minha, mesmo antes de realmente saber: seria a Camila, que EO incrível ❤.

Decidimos contratar a Pediatra também, afinal, de que adiantaria ter um parto humanizado e seu filho sofrer intervenções desnecessárias? A Dra. Márcia foi um alivio para nós.

partosemmedo.com.br
Dra. Marcia Zani, Pediatra e Victor no pós parto imediato

Um anestesia ficaria de stand by para caso eu solicitasse, mas só se eu solicitasse.

 

Bom, tempo vai tempo vem, chegamos nas 40 semanas e nada do Victor dar sinal que queria vir ao mundo, como eu li muito e meu marido também, sabiamos que a gestação poderia ultrapassar de 42 semanas e estavamos bem quanto a isso, com plena confiança também na equipe que haviamos escolhido.

 

41 semanas, começa a monitorar a cada 3 dias, vai para maternidade, liquido bom, bebê forte, pode ficar mais um pouco.

 

Com 41+2 o tampão começa a sair, Dr. Alberto recomenda que eu fale com a Kalu sobre exercicios que podem ajudar. Kalu, como sempre, me tranquiliza em relação a meus medos e anseios, fazemos rebozo, exercicios, chás e escalda pés.

 

Pródomos começam. Chega nas 41+6, passamos em consulta, autorizo um toque, colo médio, peço para o Dr. Alberto sobre o que podemos fazer para dar um empurrãozinho, ele comenta do descolamento de membranas e eu aceito. Após isso os pródomos ficam mais intensos. No mesmo dia, fazemos 2 horas de acupuntura para indução com a Fernanda também do PSM, contrações irregulares, intervalos de 7 a 12 min, com 40 a 50seg.

 

Fim de tarde: 3cm de dilatação, recomendação da Camila após mais rebozo e escalda pés: ir para casa, ficar quentinha, se alimentar bem e descansar.

 

Contrações irregulares durante toda a madrugada, pegam ritmo e param. Chegamos nas 42 semanas, e conforme combinado com o Dr. Alberto, vamos pensar em indução. Acordo, me alimento, arrumamos as coisas finais e vamos para o São Luiz, nisso, as contrações já começam a regularizar, mas ainda assim, sinto que preciso de um empurrãozinho.

O Parto

 

Kalu e Camila nos encontram no S. Luiz. Camila insere no meu colo a fita PES. Logo as contrações pegam ritmo e ficam doloridas. Quando vejo já estão menos espaçadas, outro toque: 5cm, colo fino, junto com tampão ia saindo sangue.

 

Vou pro chuveiro e a Kalu me massageia enquanto a Camila pede a delivery room. João sempre ao meu lado, me abando durante as contrações e me fazendo rir nos intervalos, eu estava plena e feliz. Finalmente meu dia havia chegado.

 

Chegamos na Delivery, Kalu massageando durante as contrações, entro na banheira, água não esquentava de jeito nenhum e as contrações ficando mais fortes. João jogando chuveiro nas minhas costas, me abanando, de repente veio a vontade de fazer força, caraca, que rápido que estava sendo! Acho que por isso estava tão dolorido. Cheguei ao ponto que eu não queria chegar, depois de todos os métodos não farmacológicos de alivio: a analgesia!

partosemmedo.com.br

 

Eu implorei por ela, nos intervalos de puxos. Caramba como dói eu pensava. Dr. Alberto chega, pergunta se tenho certeza da analgesia e eu respondo que sim. Dai comecei a entrar na famosa partolândia. Dr. Alberto diz que eu virei bicho e eu deveria me orgulhar disso.

 

Nessa hora que eu volto a dizer SANTA KALU, diz meu marido que eu brigava com ela durante as contrações, mas que pedia desculpas quando as contrações paravam. É dificil empurrar, o expulsivo é dificil. Tentei banqueta, cócoras, de quatro. As vezes eu empurrava certo, as vezes eu empurrava o pescoço, ja haviam se passado quase 4 horas de expulsivo. Dr. Alberto, Kalu, Camila, João me incentivando sempre.

partosemmedo.com.br

 

 

Mas eu já estava na exaustão, a analgesia já havia passado, e o santo anestesista me fez outra: sempre ao meu pedido, sempre tendo minhas vontades respeitadas.

 

A bolsa estourou pouco antes dele nascer, mas no fim, eu sentia a cabeça dele ir e voltar. Eu pedi ao Dr. Alberto se tinha algo que ele podia fazer para me ajudar, ele me incentivava dizendo que eu conseguiria, que eu sou forte e eu podia, mas eu sabia que não conseguiria sem uma ajuda.

partosemmedo.com.br

 

Eu pedi o uso do fórceps de alivio. Dr. Alberto não queria usar, mas respeitando meu desejo me ajudou, segundo ele nem precisou de muito, eu acabei fazendo a maior parte do trabalho, pronto, meu Victor havia chegado, as 2:44 da manhã, do dia 23/11, com 42 semanas e 1 dia, em um parto normal humanizado, com uma circular de cordão, diferente do que eu planejei, foi o parto que eu precisei.

partosemmedo.com.br

 

Veio para meu colo, me auxiliaram a ajudar ele a procurar o peito, João, que tanto me ajudou e incentivou, cortou o cordão apenas após parar de pulsar. Que parto lindo! Bem, passa meia hora e a placenta não sai, sinto que algo estã errado, começo a ver tudo branco e peço para o João ficar com o Victor. Realmente, algo não estava certo. Minha placenta estava acreta, não dava sinais que sairia por conta própria. Dr. Alberto terá que fazer extração manual.

partosemmedo.com.br

 

Perdi muito sangue, quase 2 litros, pressão foi para 6 por 4. Dr. Mauricio, o antestesista da equipe foi, junto com o Dr. Alberto um anjo. Graças a ele não precisei ir para a UTI. Meu parto foi lindo, o depois que foi dificil, mas com a equipe que eu tive, foi tudo mais fácil de assimilar.

 

Precisei de 4 bolsas de sangue, estou anêmica, mas de uma coisa tenho certeza: foi o melhor parto que eu podia escolher. Para quem pergunta: não, não tinha como saber que a placenta estava acreta, não significa que ela ficou assim por causa das 42 semanas, e sim, uma cesárea poderia ter sido bem pior, pois em cirurgia se perde mais sangue. De uma coisa tenho certeza: meu próximo parto será normal. Se Deus rmitir, com a mesma equipe.

 

Obrigada Parto sem Medo: Dr. Alberto Guimarães, Camila Bellão, Dr. Mauricio, Kalu Gonçalves, Dra. Marcia Zani, e obrigada ao meu amor, meu parceiro, meu esposo João, que embarcou fundo comigo nessa! Amo você querido, obrigada equipe e obrigada Deus!

partosemmedo.com.br



Gostou? compartilhe!