É muito comum que as crianças façam xixi na cama pelo menos uma vez na vida. Como médico sei que o desfralde é muito esperado pelos pais, pois este é um dos sinais de que seu filho está crescendo e não é mais um bebê que usa fralda. Durante o dia é muito mais fácil para a criança fazer xixi no banheiro do que no período da noite e muitas acabam fazendo na cama durante o sono.

De acordo com a Sociedade Internacional de Continência Infantil, 10% das crianças aos seis anos de idade têm enurese noturna primária monossintomática (como é chamado o vazamento de xixi durante a noite), pelo menos duas vezes por mês. É importante ressaltar que antes dos cinco anos, essa condição é considerada um escape normal e que com o passar do tempo, apenas 5% das crianças continuam fazendo xixi na cama, até os 10 anos.

Uma das causas do problema tem a ver com herança genética, ou seja, se a mãe ou o pai fez xixi na cama depois dos 5 anos, as chances de o filho apresentar enurese é de 40%. Se os dois tiveram a condição, as chances da criança sobem para 60%. De maneira geral, o pediatra ou urologista é quem descobre a enurese, depois da desconfiança dos pais. O médico pode pedir alguns exames clínicos e laboratoriais, que mostrem o tamanho da bexiga e se existe produção excessiva de urina no período da noite.

Independentemente da idade do seu filho, converse com ele sobre o xixi na cama, evite debochar da situação e se mostre sempre disposto a ajudar. Caso seu pequeno se encaixe em algum dos exemplos citados anteriormente, agende uma consulta com o pediatra, para saber como anda a saúde da criança. Estou torcendo por vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *